segunda-feira, 8 de abril de 2013

Principais regras do Futsal







Como todo esporte, o futsal necessita de regras para poder ser praticado. Com o tempo, ele sofreu algumas mudanças até ser aperfeiçoado. Seguem as principais regras do futsal:

Quadra do jogo

A quadra de jogo terá uma forma retangular com o comprimento máximo de 42 metros e mínimo de 25 metros, e sua largura de 22 metros no máximo e mínimo de 15 metros.

Em competições internacionais, terá entre 38 a 42 metros de comprimento no máximo e largura de 18 a 22 metros.

Terão linhas de marcação visíveis com oito centímetros de largura.

A bola

Durante a partida, só poderá ser trocada com autorização prévia do árbitro.

Bola da saída

No início da partida, o jogador irá dar um chute no lado contrário da quadra. Enquanto isso, os jogadores do time adversário devem permanecer a pelo menos três metros da bola e nem poderão invadir o lado adversário da quadra até o pontapé inicial ser efetuado e a bola ser movimentada. O jogador que efetuar o pontapé inicial só poderá voltar a tocar na bola após outro jogador tê-la tocado.

Bola em jogo e fora do jogo

A bola estará fora do jogo quando ultrapassar as linhas laterais ou de fundo, quando bater no teto e quando a partida for interrompida pelo árbitro. Será considerada em jogo em qualquer outra situação, do começo ao final da partida.

Arremesso de Meta

É o arremesso que o goleiro executa quando a bola ultrapassa a linha de fundo. Esse arremesso deverá ultrapassar a área em frente ao gol e o goleiro não deve exceder o tempo de quatro segundos com a bola antes de arremessar.


Número e Substituições dos jogadores

A partida só poderá ser iniciada com um número total de cinco atletas por time, sendo um deles obrigatoriamente o goleiro. Terá um número máximo de sete atletas reservas para substituição.

O número de substituições é indeterminado, sem a necessidade de paralisação da partida. Somente a substituição do goleiro tem a necessidade de autorização prévia do árbitro.

A substituição deverá ser realizada pela linha da zona nos três metros correspondentes ao lado do banco de reservas e sempre após o atleta substituído ter ultrapassado a linha lateral.

Equipamentos dos atletas

Atletas

Os trajes obrigatórios dos atletas compõem-se em camisa de manga curta ou comprida, calção curto, meias de cano longo, caneleiras e chuteiras. As caneleiras deverão estar cobertas pelas meias.

O capitão do time deverá usar uma braçadeira para poder ser identificado e os jogadores poderão usar as tornozeleiras por dentro ou por fora das meias.

O goleiro deverá usar uma camiseta de cor diferente dos outros jogadores, sendo único a ter permissão de usar calça de agasalho.

Árbitros

Os trajes obrigatórios dos árbitros compõem-se em camisa de manga curta ou comprida, nas cores escolhidas e aprovadas por sua entidade, calça, cinto, meias e tênis ou sapatos da cor branca. As camisas deverão ser de cor diferente dos atletas para assim não ter perigo de confundir.

Cronometristas e anotadores

Os trajes dos cronometristas e anotadores seguirão a mesma regra dos árbitros, a única diferença será a cor do tênis ou sapato, que deverá ser de cor preta.

Equipe de Arbitragem

Deverão usar camisa à altura do peito e com o distintivo da entidade as quais são vinculados, segundo a regulamentação baixada por seus países.

O árbitro principal e o auxiliar deverão usar camisas de mesma cor, não alterando os demais equipamentos.

Atribuições

O árbitro

O árbitro cuida de todas as regras do jogo. Cabe a ele julgar e chamar a atenção quando ocorrer infrações.

Não poderá tomar decisões baseadas somente no favorecimento de uma determinada equipe.

Deverá relatar todos os incidentes antes, durante e depois das partidas.

Deverá expulsar o atleta que agir com conduta violenta e com intenção de atingir fisicamente outro atleta.

Árbitro auxiliar

Como o próprio nome já diz, ele auxilia o árbitro principal, tendo permissão para assinalar as infrações se achar que o árbitro principal não conseguiu perceber. Fará uso do apito para sinalizar o que perceber no jogo.

Em caso de discordância com o árbitro principal, prevalecerá a decisão do árbitro principal.

Cronometrista

Terá função de analisar todas as regras de tempo do jogo, entre elas a de controlar os dois minutos de expulsão temporária do jogador, com fiscalização de entrada de outro jogador somente após bola fora do jogo.

Terá de usar um cronômetro.

Anotador

Terá função de anotar e controlar infrações que possam ocorrer durante o jogo, entre elas as cinco primeiras faltas acumulativas cometidas pelo time em cada período de jogo. Ao registrar isso, deverá anunciar ao árbitro com seu apito, que será de silvo diferente do árbitro, para assim os jogadores não ficarem confusos.

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