Resumo dos fundamentos de Futsal







 
Domínio

 Domínio é a habilidade de recepcionar a bola. O objetivo do professor ao ensiná-laé o de levar a criança a recepcioná-la com as diversas partes do corpo.Classificações de determinadas habilidades de domínio.

Controle

Controlar a bola é diferente de dominá-la. Enquanto esta ação trata-se da recepçãoda bola, aquela se refere a mantê-la no ar, com toques de uma e de outras tantaspartes do corpo, sem deixá-la cair ao chão. É o que as crianças chamam deembaixadinhas.

Condução

 A condução é quando se leva a bola pela quadra de jogo. Uma regra básica: a boladeve estar próxima do condutor. Essa condução pode ser feita em linha reta, daí onome de retilínea. Também em ziguezague, e, portanto, sinuosamente. As outrasfaces para se conduzir são interna e externa. A de frente é ineficaz.

Chute

O chute surge quando do contato da criança com a bola em direção à metaadversária ou para afastar o perigo de um ataque adversário. O primeiro seria ochute com o objetivo ofensivo. O segundo, com o objetivo defensivo. Logo, chutesempre é a mesma coisa, o que muda é o objetivo. Quais seriam as possíveistrajetórias de chute? Rasteira, meia-altura e alta. Quais seriam os tipos, asmaneiras de chutar? Com o dorso ou de peito de pé, de bate-pronto ou semi-voleio,de voleio ou sem-pulo, de bico e por cobertura.

Cabeceio

A exemplo do chute, o cabeceio pode ser ofensivo e defensivo. Quem cabeceia o fazpara marcar um gol, para defender a sua equipe ou para passar a bola para umcompanheiro de equipe A exemplo do chute e do passe, o cabeceio pode terdiferentes trajetórias, isto é, pode ser em linha reta, para o alto ou em direção aochão. O local onde se toca na bola determinará as diferentes trajetórias. Cabeceou-se no meio da bola, ela sai em linha reta. Cabeceou-se embaixo da bola, ela vaipara o alto. Cabeceou-se em cima, ela desce.

Passe

O passe só acontece quando há duas pessoas. Passa-se quando um alguém envia abola para um outro alguém. Em geral passa-se a bola com os pés, mas tambémpode sair um passe com a cabeça, com o peito, a coxa, o ombro.

O passe é classificado quanto à distância, à trajetória (altura), à execução (parte docorpo), ao espaço de jogo (quadra) e à habilidade.

- Distância:

Curto - até 4 metros;

Médio - 4 a 10 metros;

Longo - acima de10 metros.

- Trajetória: Rasteiro, meia altura, parabólico.

- Execução: Interna, externa, anterior (bico), solado, dorso.

- Espaço de Jogo: Lateral, diagonal, paralelo.

- Passes de Habilidade: Coxa, peito, cabeça, calcanhar, ombro, parabólico oucavado.


Comente:

Tecnologia do Blogger.