12 exercicios de treinamento para o Gol Linha









Este programa é composto por 12 (doze) jogos táticos cognitivos, com o objetivo de ensinar e treinar o sistema de ataque e de marcação do goleiro linha. O programa segue a metodologia dos jogos em série, distribuindo os jogos do mais simples ao mais complexo. As referências para a descrição dos jogos foram baseadas em Balzano (2012), Andrade (2010), Ferretti (2010) e Oliveira (2011).

Jogos


1º Jogo do goleiro Pião




Objetivo – Sistema 0.5; marcação de goleiro linha; contra ataque; marcação de retorno; tomada de decisão do goleiro; concentração; antecipação; cobertura; flutuação; atenção; marcação com desvantagem numérica; concentração; armação de jogadas com goleiro linha e tomada de decisão.


Descrição - Jogo de futsal, mas existe um jogador no círculo central da quadra (goleiro linha), que deve tocar na bola sempre que uma equipe estiver atacando, para valer a finalização. Nenhum jogador pode entrar no círculo central. O goleiro linha só pode dar no máximo três toques na bola. Sempre que a bola sair da quadra, a bola deve ser passada para o goleiro linha, para acontecer a finalização.



2º Jogo do goleiro neutro




Objetivo – Sistema 0.5; marcação de goleiro linha; contra ataque; marcação de retorno; tomada de decisão do goleiro; concentração; antecipação; cobertura; flutuação; atenção; marcação com desvantagem numérica; concentração; armação de jogadas com goleiro linha e tomada de decisão.


Descrição – Jogo de futsal normal, mas a bola deve passar pelo goleiro neutro para finalizar a gol. O goleiro neutro joga para equipe que esta com posse de bola, estabelecendo o 6 contra 5. O goleiro neutro não pode finalizar a gol. Obs. delimitar o número de toques na bola do goleiro neutro.


3º Jogo todos são goleiros




Objetivo – Sistema 0.5; marcação de goleiro linha; contra ataque; marcação de retorno; tomada de decisão do goleiro; concentração; antecipação; cobertura; flutuação; atenção; velocidade no setor defensivo; concentração; armação de jogadas com goleiro linha e tomada de decisão.


Descrição – Jogo de futsal, mas qualquer jogador pode ser goleiro isto é, podem segurar a bola com a mão dentro da sua área de meta. Mas também todos têm 4 segundos para jogar na quadra de defesa.


Variação: quando um dos jogadores receberem a bola na quadra de defesa, só pode passar a bola para seu companheiro, na quadra de ataque.


4º Jogo da trave no meio




Objetivo – Sistema 0.5; marcação de goleiro linha; contra ataque; marcação de retorno; tomada de decisão do goleiro; finalização; concentração; antecipação; cobertura; atenção; velocidade no setor ofensivo; concentração; armação de jogadas com goleiro linha e tomada de decisão.


Descrição - Jogo de futsal, mas no meio da quadra é colocada uma trave com um goleiro neutro, que joga para os dois times. Cada time pode fazer gol nesta trave extra, pelo lado em que sua equipe esta atacando. Também é valido o gol na trave do fundo.



5º Jogo dos 4 goleiros




Objetivo – Sistema 0.5; marcação de goleiro linha; contra ataque; marcação de retorno; tomada de decisão do goleiro; finalização; concentração; antecipação; cobertura; atenção; velocidade no setor ofensivo; concentração; armação de jogadas com goleiro linha e tomada de decisão.


Descrição – Jogo de futsal, mas com duas traves extras, estas situadas no meio da quadra, uma de costa para outra. Os pivôs jogam na meia quadra de ataque, os fixos na maia quadra de defesa e os alas podem correr por toda a quadra. Cada equipe tem dois goleiros. Vale gol na trave do fundo e na goleira do meio, no lado onde à equipe esta atacando. Os goleiros podem finalizar apenas na trave do fundo.


6º Jogo não pode marcar o goleiro na quadra de defesa




Objetivo – Sistema 0.5; marcação de goleiro linha; contra ataque; marcação de retorno; tomada de decisão do goleiro; concentração; antecipação; cobertura; flutuação; atenção; concentração; armação de jogadas com goleiro linha e tomada de decisão.

Descrição - Jogo de futsal, mas o goleiro não pode ser marcado na meia quadra de defesa, quando estiver com a bola. Neste setor o goleiro pode ficar o tempo que quiser com a bola.


7º Jogo da quadra em 3 setores na horizontal - no setor do meio só joga o goleiro




Objetivo – Sistema 0.5; marcação de goleiro linha; contra ataque; marcação de retorno; tomada de decisão do goleiro; concentração; finalização de média distância; antecipação; cobertura; flutuação; atenção; concentração; armação de jogadas com goleiro linha e tomada de decisão.

Descrição – Jogo de futsal, mas a quadra é dividida em três setores na horizontal, sendo que no setor central quando o goleiro receber a bola ninguém pode marcá-lo. Neste setor o goleiro tem apenas quatro segundos para jogar



8º Jogo 3x2 e 3x2 em meia quadra 2 travinhas




Objetivo – Sistema 0.5; marcação de goleiro linha; contra ataque; marcação de retorno; tomada de decisão do goleiro; concentração; antecipação; cobertura; flutuação; atenção; velocidade nas ações; finalização; concentração; armação de jogadas com goleiro linha e tomada de decisão.


Descrição – Dois jogos simultâneos de futsal em cada meia quadra. Em cada jogo a formação das equipes é de três contra dois, com goleiro para equipe com dois jogadores de linha. A equipe com três jogadores de linha defende três travinhas pequenas, cada uma com um metro de comprimento. A equipe com dois jogadores de linha defende a trave normal.


9º Jogo das três travinhas no meio




Objetivo – Sistema 0.5, marcação com desvantagem numérica, concentração defensiva, antecipação, cobertura, atenção, iniciação a marcação e ataque do goleiro linha, posse de bola, troca de passes, tomada de decisão, finalização de curta distância e de 2º pau.


Descrição – Dois jogos de futsal simultâneos em cada meia quadra. Uma equipe é composta por cinco jogadores e a outra com quatro jogadores. A equipe de cinco jogadores defende três travinhas com largura de 2 metros que estão situadas no meio da quadra. O goleiro desta equipe não pode usar as mãos. A equipe de quatro jogadores defende a trave normal e seu goleiro pode utilizar as mãos.

10º Jogo da meia quadra




Objetivo – Sistema 0.5; marcação de goleiro linha; contra ataque; marcação de retorno; tomada de decisão do goleiro; concentração; antecipação; cobertura; flutuação; atenção; finalização de média distância; concentração; armação de jogadas com goleiro linha e tomada de decisão.


Descrição – Dois jogos simultâneos de futsal em cada meia quadra. Em cada jogo a formação das equipes é de três contra três, com dois goleiros e duas traves. A bola deve passar pelo goleiro para valer a finalização.


11º Jogo obrigado passar para o goleiro 3x para finalizar




Objetivo – Sistema 0.5; marcação de goleiro linha; contra ataque; marcação de retorno; tomada de decisão do goleiro; concentração; antecipação; cobertura; flutuação; atenção; marcação com desvantagem numérica; concentração; armação de jogadas com goleiro linha e tomada de decisão.


Descrição – Jogo de futsal normal, mas a bola deve passar pelo goleiro, no mínimo três vezes na quadra de taque, para uma equipe finalizar a gol. O número de passes para o goleiro na quadra de defesa é livre.


12º Jogo ataque contra defesa com goleiro linha (5')




Objetivo – Sistema 0.5; marcação de goleiro linha; marcação de retorno; tomada de decisão do goleiro; concentração; velocidade nas ações de ataque; percepção do momento do jogo; contra ataque; finalização de longa distância; posse de bola; cobertura; atenção; concentração; armação de jogadas com goleiro linha e tomada de decisão.


Descrição – Jogo de futsal, mas durante cinco minutos uma equipe ataca a outra com goleiro linha. Obs. Após cinco minutos inverte a situações das equipes.

Publicado em 03/10/13 e revisado em 19/12/2017


Comente:

Tecnologia do Blogger.