Saiba mais sobre o Campeonato Mundial de Futsal







http://2.bp.blogspot.com/-EiD2nibdvYQ/UKmIAfz2K6I/AAAAAAAAQ98/747hHC1kzlI/s1600/Brasil+campe%C3%A3o+na+Tailandia.jpg

A Copa do Mundo de Futsal da FIFA é um torneio internacional organizado pela FIFA para seleções nacionais masculinas de futsal.

A primeira edição desse Mundial foi realizado em 1989, nos Países Baixos, com a participação de 16 países. Ja a partir da segunda edição, em 1992, a FIFA passou a organizar seus mundiais em anos pares e a cada quatro anos (entre duas Copas do Mundo de futebol). Desde a a edição de 2012, são 24 equipes que estão classificados da Copa do Mundo.

Todos os eventos anteriores a Copa do Mundo de 2008 tiveram 16 seleções nacionais. O Mundial de 1989 contou com seis países da Europa, três da América do Sul, dois da África, dois da Ásia, dois da América do Norte e Central, e um da Oceania (no Mundial de 2004, foram cinco representantes europeus, quatro asiaticos (incluindo os anfitriões chineses), 3 sul-americanos, 2 norte-centro-americanos, 1 africano e 1 oceanico).

Em Campeonato Mundial de Futsal de 2008, pela primeira vez, 20 equipes participaram - seis países da Europa, quatro da América do Sul, duas da África, quatro da Ásia, tres da América do Norte e Central, e 1 da Oceania. Quatro anos depois, a FIFA ampliou o Mundial para 24 participantes (Europa, África, América do Norte e América Central e do Caribe ganharam mais uma vaga).

Até 2012, foram realizadas sete edições da Copa do Mundo de Futsal. Somente dois países venceram o torneio, a Seleção Brasileira de Futsal (5 vezes) e a Seleção Espanhola de Futsal (2 vezes).

Curiosidades:
  • O maior artilheiro de todos os tempos em Mundiais é o brasileiro Manoel Tobias: 43 gols;
  • Manoel Tobias também é o atleta com o maior número de partidas em Mundiais: 31 jogos ;
  • A partida com o maior número de gols em Mundiais é Rússia 31 x 2 Ilhas Salomão, placar registrado no torneio de 20081 ;
  • O brasileiro naturalizado russo chamado Pula fez 9 gols na partida e se tornou o jogador que mais vezes balançou a rede em um único jogo no campeonato ;
  • Ricardinho, de Portugal, foi o jogador mais jovem a entrar em quadra em Mundiais. No Campeonato Mundial de Futsal de 2000, ele tinha apenas 15 anos e 2 meses de idade ;
  • O jogador japonês Kazu é o atleta mais velho a disputar uma partida. Ele participou do Campeonato Mundial de Futsal de 2012, com 45 anos .
  • 12 jogadores já disputaram o Mundial de futsal e a Copa do Mundo de futebol de campo, sendo que três deles fizeram gols em ambos os torneios: Lakhdar Belloumi, da Argélia, Brian Laudrup, da Dinamarca, e Bruce Murray, dos EUA ;
  • Brasil, Argentina e Espanha são os únicos países que jogaram todas edições do Mundial ;
  • 43 países já disputaram o Mundial
  • A Espanha detém o recorde de maior numero de finais consecutivas (cinco vezes).



Comente:

Tecnologia do Blogger.