Princípios de jogo de ataque no Futsal







O futsal é uma modalidade classificada de Esporte Coletivo ou Jogo Desportivo Coletivo por possuir as seis variantes atribuídas a esta categoria e enunciar por: uma bola ou implemento similar, um espaço de jogo, adversários, parceiros, um alvo a atacar e outro para defender e regras específicas.

Princípios de jogo de ataque

Conservar a bola;

Progressão avançada dos jogadores com a bola ao gol adversário;

Ataque e finalização à meta contrária para conseguir o gol (VOSER, 2003).

O jogo de ataque consiste em estabelecer critérios que possam criar movimentações e surpreender o adversário, principalmente com jogadas treinadas. Dividindo a quadra em setores, podemos elaborar em séries de estratégias que treinadas podem traduzir em gols. Devemos lembrar que jogadas ensaiadas, são movimentações que não dever ser automatizadas pelo jogador e pela equipe, pois a criatividade e a habilidade fazem parte principalmente do jogo de futsal. A automatização de movimentos limita a equipe para uma liberdade de criação e ações técnicas consideradas importantes. As jogadas ensaiadas podem ser setorizadas em: tiros de meta, saída de jogo, escanteio, lateral, falta e movimentações de quadra conforme marcação do adversário.

Na nova tática do futsal, pouco se utiliza com os atletas a linguagem sistema e tática de jogo. Atualmente, os treinadores buscam desenvolver em suas equipes uma mecânica de jogo (padrão de movimentação) que possibilite a partir desta, uma série de alternativas para que se possa ludibriar o sistema defensivo da equipe adversária. Na maioria das vezes é necessário alguns meses de treinamento para que a equipe consiga executar esta mecânica com naturalidade

Os padrões de jogo são utilizados para uma movimentação de manutenção de posse de bola. Esses padrões visam estabelecer um estágio de equilíbrio na partida e aplicação de futuras jogadas ensaiadas. Algumas equipes utilizam padrões como:

Circular ou redondo: Visam uma movimentação de rodízio de jogadores por toda a quadra, seja pela direita, seja pela esquerda.

Quadrado: Visam uma movimentação em que exista sempre uma penetração de um jogador de defesa, trocando de posição com o pivô.

Penetração diagonal: O jogador de defesa sempre penetrará no ataque com uma movimentação diagonal em relação a linha lateral da quadra.

Penetração paralela: O jogador de defesa sempre penetrará no ataque com uma movimentação paralela à linha lateral da quadra (BELLO, 1998).


Comente:

Tecnologia do Blogger.