Coordenação Motora e o Futsal









O futsal é a modalidade esportiva mais praticada no Brasil, abrangendo todas as faixas etárias, principalmente as crianças no qual ocupa um lugar de destaque no cenário nacional. O número de equipes filiadas às federações e ligas é muito grande.

Dentre estes podem ser citados: (i) os colégios; através das suas escolinhas de esportes, (ii) os clubes; montando e mantendo equipes, (iii) as Universidades introduziram em seus currículos a disciplina futsal; (iv) a criação de uma competição em nível nacional entre os clubes, (v) a divulgação através da imprensa, enfim o futsal conquista seu espaço.

O futsal é um esporte coletivo, jogado basicamente com os pés e praticado com cinco jogadores em cada equipe, sendo quatro atletas de linha e um goleiro. O objetivo do jogo é marcar o maior número de gols, caracterizando, desse modo, a vitória de uma das equipes.

A coordenação motora permite que um movimento seja realizado com mais facilidade, e desta forma é executado com maior eficácia e velocidade, proporcionando além da eficiência uma economia de energia. Portanto, para o professor, estar atento a forma de ensino deste esporte porque quele pequeno indivíduo que chega as nossas mãos é motor (quer correr, saltar, jogar.....) e cognitivo (vai reunindo informações e experiências que usará no futuro próximo).
Sob uma lente de ensino do FUTSAL total, apresentamos o curso "A Importância das Capacidades Coordenativas na Formação do Atleta Futsal". Clique aqui e saiba mais!


Comente:

Tecnologia do Blogger.