Aspectos importantes para o treinamento de goleiros no Futsal








Esses tipos de treinamento podem ser realizados separadamente ou mesclados em uma seção de treinamento, deve-se respeitar o período de preparação que se encontra a equipe, e durante a competição o "feeling" do preparador de goleiros é muito importante, além do acompanhamento estatístico, para direcionar o treinamento. Recomendo a aula em video de treinamento de goleiros no futsal para se ter variedade de exercicios.

Vamos aos aspectos importantes no treinamento de goleiros:

DESLOCAMENTOS: treinamento para membros inferiores, utilizando deslocamentos que os goleiros utilizam durante uma partida. Esses exercícios são de máxima importância porque servem de base para o restante da temporada, eles consistem dentro de suas variações em: deslocamento lateral, deslocamento para frente e deslocamento para trás.

BOLAS RASTEIRAS: treinamento de lateralidade, com exercícios variados podendo, dentro desses, variar tipos de bola e situações diferentes.

BOLAS MÉDIAS: treinamento de lateralidade, com exercícios variados podendo, dentro desses, variar tipos de bola e situações diferentes.

BOLAS ALTAS: treinamento de lateralidade, com exercícios variados podendo, dentro desses, variar tipos de bola e situações diferentes.

AGILIDADE: deslocar-se de um ponto ao outro o mais rápido possível utilizando fundamentos técnicos.

TEMPO DE REACÇÃO/VELOCIDADE DE REACÇÃO: capacidade de reagir na menor unidade de tempo possível a situações não previstas no desenvolvimento do jogo. Criar exercícios que exijam reacção rápida.

SAÍDAS: situações que o goleiro deixa o gol para executar uma defesa. Esse tipo de treinamento é dividido em: saída em bolas altas, com pegada e/ou socando a bola; e saída em baixo, que pode ser de joelhos, guarda baixa com os joelhos bem flexionados, guarda alta quase na posição em pé.

RECUPERAÇÃO: tipo de defesa muito usada pelos goleiros de futsal, este tipo de treinamento consiste em executar exercícios com mais de uma defesa, sempre variando o lado da defesa e o tipo de bola.

REPOSIÇÃO DE BOLA: com as mãos sendo: lançamento clássico, directo, de baixo para cima e bola rápida. Com os pés: passe e lançamento.

TREINO TÉCNICO: exercícios de todos os fundamentos, corrigindo posicionamento e movimento técnico.

BOLAS VARIDAS: treinamento variando bolas rasteiras, bolas médias, bolas altas.

RESISTÊNCIA DE VELOCIDADE: exercícios de alta intensidade, com variações de fundamentos, que variam entre 30 a 90 segundos por exercício.

VELOCIDADE: exercícios de alta intensidade, com variações de fundamentos, que variam de 0 a 10 segundos por exercício.

No início da preparação. comece com os treinamentos de deslocamento, introduzindo fundamentos como pegada alta e pegada baixa. Os treinamentos de resistência de velocidade e velocidade precisam acompanhar o estágio da preparação física para que se consiga bons resultados no desempenho dos goleiros, os outros podem ser adequados de acordo com as necessidades da preparação.

O TOP 100 FUTSAL é um guia online que traz 100 atividades para treino de goleiros e outros fundamentos no FUTSAL Clique aqui e conheça!







Comente:

Tecnologia do Blogger.